Tratamento de Esgoto
Tratamento de Esgoto
A água está presente em nossas vidas o tempo todo. No banho, para lavar roupa, lavar a louça, na descarga do vaso sanitário, e por aí vai. Já parou para pensar para onde vai essa água depois de dar a descarga? Após a utilização humana, essa água torna-se o que chamamos de esgoto, pois carrega inúmeros resíduos e microrganismos que podem causar doenças e contaminar o meio ambiente.
COLETA, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL

O esgoto sai da sua residência e segue por uma tubulação que nós instalamos na sua rua, até encontrar com o coletor tronco. Com a ajuda da gravidade, direciona o esgoto até uma estação elevatória, que o bombeia para a Estação de Tratamento de Esgoto Figueira (ETE).

Depois de tratado, os resíduos são separados em sólido e líquido. O sólido é encaminhado para um aterro sanitário, ou conforme suas características pode ser aproveitado na indústria de cerâmica. O líquido é devolvido à natureza, sem causar impacto ao meio ambiente.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

A Estação de Tratamento de Esgoto Figueira (ETE) entrou em operação no dia 30 de outubro de 2019, para início do comissionamento. A obra iniciou em março de 2018, e teve mais de R$ 21 milhões em investimentos. A estrutura tem capacidade para atender até 25% da população tubaronense, tratando 75 litros de resíduos por segundo.

UMA HOMENAGEM
A Estação de Tratamento de Esgoto Figueira, instalada na Estrada Geral de Congonhas, na comunidade de Morrinhos, carrega em seu nome uma homenagem ao município de Tubarão, que conforme o Decreto 1969/2000, a Figueira é a espécie que representa a Cidade Azul.

Isso porquê ela constitui a Floresta Aluvial, que se estendia ao longo do Rio Tubarão e seus afluentes e a Floresta das Terras Baixas, que cobria grande parte das planícies da região de Tubarão.
ESTAÇÃO DE
TRATAMENTO DE ESGOTO

Localização: Estrada Geral de Congonhas, S/N, Morrinhos
Capacidade de Tratamento: 75 litros por segundo
Capacidade: 2.263 unidades consumidoras

ASSISTA AO NOSSO VÍDEO