O esgoto sai da sua residência e segue por uma tubulação que nós instalamos na sua rua, até encontrar com o coletor tronco. Com a ajuda da gravidade, direciona o esgoto até uma estação elevatória, que o bombeia para a Estação de Tratamento de Esgoto Figueira (ETE).
Depois de tratado, os resíduos são separados em sólido e líquido. O sólido é encaminhado para um aterro sanitário, ou conforme suas características pode ser aproveitado na indústria de cerâmica. O líquido é devolvido à natureza, sem causar impacto ao meio ambiente.
A Estação de Tratamento de Esgoto Figueira (ETE) entrou em operação no dia 30 de outubro de 2019, para início do comissionamento. A obra iniciou em março de 2018, e teve mais de R$ 21 milhões em investimentos. A estrutura tem capacidade para atender até 25% da população tubaronense, tratando 75 litros de resíduos por segundo.
Isso porquê ela constitui a Floresta Aluvial, que se estendia ao longo do Rio Tubarão e seus afluentes e a Floresta das Terras Baixas, que cobria grande parte das planícies da região de Tubarão.
TRATAMENTO DE ESGOTO
Localização: Estrada Geral de Congonhas, S/N, Morrinhos
Capacidade de Tratamento: 75 litros por segundo
Capacidade: 2.263 unidades consumidoras