Carta de Serviços
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Listagem de serviços - Serviços de Água
Aferição de hidrômetro imprimir Serviços de Água
O que é ?
O hidrômetro vem aferido de fábrica pelo Inmetro. A aferição de hidrômetro é um recurso utilizado quando o cliente questiona a eficácia e eficiência do medidor depois de esgotadas as possibilidades administrativas e técnicas.
Quando o SAMAE recebe uma solicitação de consumo elevado, primeiro é agendado com o cliente uma visita técnica por um funcionário para orientação “in loco”. É verificado o estado de conservação do medidor, violações e possíveis pontos de vazamentos que podem contribuir diretamente com o aumento do consumo. Não sendo encontrada nenhuma anomalia que confirme o alto consumo, e quando solicitado pelo cliente, o hidrômetro é aferido, em bancada própria através de testes de vazão  e  emitido um laudo técnico.
Se este laudo acusar alguma anomalia em seu funcionamento, o SAMAE troca gratuitamente este medidor e retroage qualquer cobrança indevida anteriormente, caso contrário o Cliente será responsável pelos custos desta análise laboratorial.
Quem pode solicitar e ou quando solicitar?
Titular da fatura, ou, no caso de imóveis alugados, pelo inquilino.
Setor responsável:
Atendimento ao cliente
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Meios de solicitação
Presencial:
Rua Paraná, nº 809 - Centro - Balneário Rincão - Santa Catarina - CEP: 888828 000
Regras e documentações exigidas ?
• Cópia do RG e CPF do Titular;
• Contrato de Locação registrado  ou procuração pública (caso não seja o Titular);
• Assinar um termo de compromisso de pagamento das custas em caso de medidor em condições de funcionamento.
Tempo estimado de espera no atendimento
Presencial:
Até 30 minutos.
Previsão de prazo para realização do serviço
15 (quinze) dias.
Principais etapas do serviço e ou formas de prestação do serviço
1. Solicitação do usuário.
2. Recebimento da solicitação.
3. Emissão de Ordem de Serviço para retirada de hidrômetro para aferição.
4. Teste em Bancada.
5. Emissão de Laudo.
4. Finalização.
Valor do serviço
Quando laudo estiver pronto e se o hidrômetro não apresentar nenhum tipo de defeito, o serviço será cobrado do cliente.
Informações adicionais
A margem considerada aceitável pelas normas técnicas é de 5% de sobremedição ou de submedição. Grande parte dos aumentos de consumos são mudanças de hábitos ou vazamentos internos.