contato@samaerincao.com.br
(48) 3468 7800
2ª Via da Fatura


Atuação


CAPTAÇÃO DA ÁGUA


O SAMAE de Balneário Rincão utiliza a água da Lagoa do Faxinal como fonte de abastecimento de água bruta, que é captada através de conjuntos moto-bombas que fazem a sucção da água da lagoa, com captação máxima de 200 L/s, até tanque pulmão por bombeamento através de adutora de 400mm. Para evitar interrupções na captação de água o SAMAE de Balneário Rincão conta com três conjuntos de moto-bombas. Onde 2 (dois) trabalham em paralelo e 1 (um) conjunto fica na reserva para qualquer eventualidade.
 



TRATAMENTO DA ÁGUA

Antes de chegar à população a água captada (bruta) passa por um processo de tratamento, tornando-a potável, ou seja, apta para o consumo humano. O processo elimina o risco de transmissão de doenças.

SAMAE de Balneário Rincão possui laboratório próprio na estação de tratamento de água, onde é realizado a cada duas horas (conforme legislação) aferição da qualidade da água tratada. 


Além das análises diárias realizadas em laboratório próprio, o SAMAE de Balneário Rincão tem contratado com laboratório terceirizado certificado pelo Ministério da Saúde, o qual faz coleta e análise mensal, trimestral e semestral, atendendo à legislação vigente.

 

Na Estação de Tratamento de Água são realizadas 26.280 análises, sendo que são 06 tipos diferentes: cloro, flúor, pH, cor, turbidez pré-cloração e turbidez pós-cloração. Ou seja, 4.380 para cada. Além de 1.095 análises de Alumínio, feito apenas 01 vez por turno, e 96 análises de coliformes totais. Na rede de água do município são realizadas 2.250 análises de 06 tipos: cloro, flúor, cor, turbidez, pH e coliforme total. Totalizando 375 análises para cada tipo.




DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA

A distribuição da água potável, produzida na Estação de Tratamento-ETA, é realizada por uma adutora e rede de distribuição. O  SAMAE de Balneário Rincão trata água para o próprio Município e para parte do Município de Içara. No município de Balneário Rincão a água sai da ETA e vai para caixas d’água, as quais, através da força da gravidade fazem a distribuição para as residências e comércios. No município de Içara a água chega através da pressão exercida pelo conjunto moto-bomba situado na ETA.

 

O SAMAE de Balneário Rincão possui três reservatórios de água para todo o município, sendo eles: o Elevado da Barra Velha, com capacidade de 120 m³; o Elevado da Zona Sul, com capacidade de 270 m³; e o Apoiado Dunas, com capacidade de 450 m³. Além dos reservatórios citados, o SAMAE ainda conta com a Caixa de Contato da Estação de Tratamento de Água, com capacidade de 300 m³.

 



A ETA de Balneário Rincão possuí as seguintes etapas de tratamento da água:

- COAGULAÇÃO – a água bruta é bombeada até o tanque pulmão, o qual é elevado. A água desce do tanque e passa por um turbo floculador, onde é dispersado o coagulante Sulfato de Alumínio, dentro do turbo floculador possui paredes (chicanas) que servem para aumentar a agitação água bruta/coagulante, com esse turbilhonamento o coagulante aglomera as partículas de sujeira da água, tornando-as maior (floculando), para que fiquem presas no processo de filtração.
 
- FILTRAÇÃO - a água passa por filtros do tipo Russo, ou seja, ascendentes, debaixo para cima. Nos filtros há o material filtrante que vai de seixos rolados de diversos tamanhos até areia própria para filtragem de água, onde a maior camada é de areia. As partículas de sujeira da água ficam retidas nas camadas filtrantes, fazendo com que somente a água translúcida transpasse o material filtrante. A ETA possui 10 filtros.

- DESINFECÇÃO - a desinfecção se dá pela aplicação de cloro gás na água filtrada, onde microorganismos causadores de doenças são eliminados.
 
- FLUORETAÇÃO - é aplicado flúor na água para prevenção de doenças bucais. É utilizado solução de fluossilicato de sódio.
 
- CORREÇÃO DE pH – como a água que chega ao reservatório da ETA tem pH baixo é necessário adicionar solução de Cal, que serve para aumentar o pH da água. Após a verificação de pH, estando num valor dentro das normas a água é enviada para a população. Esse procedimento além de corrigir o pH da água, serve também para preservar a rede de encanamentos de distribuição.